Laticínios São Carlos – Atacadista de produtos alimentícios

Sempre Prontos Para Atendê-lo

Conheça a história do Azeite de Oliva

thumbs-laticionios-sao-carlos-fev-2023-01-V1 (1)

O Azeite de Oliva é um produto milenar utilizado por muitas culturas ao longo da história. Confira a seguir a sua origem e como ganhou tanta importância no mundo.

O Azeite de Oliva é um tipo de óleo vegetal extraído da azeitona, fruto da oliveira. A palavra azeite vem do árabe “az-zait”, que significa “suco de azeitona”.

O produto é considerado um dos elementos principais da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis que existem e reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Ao longo da história da humanidade, o azeite feito das azeitonas marcou presença em diferentes culturas, foi integrado à culinária de muitos países e ganhou uma relevância muito grande em todo o mundo.

Se você quer conhecer um pouco da história do Azeite de Oliva, confira o conteúdo que preparamos a seguir.

 

A origem do Azeite de Oliva

De acordo com os historiadores, a descoberta do Azeite de Oliva remonta há milhares de anos antes da passagem de Cristo pela Terra.

Geograficamente, o nascimento do azeite aconteceu na Mesopotâmia, local que ficava no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente está localizado o Iraque. 

Os historiadores acreditam que foram os fenícios que levaram as oliveiras para o sul do Mediterrâneo e algumas partes da África. Os diversos povos que viviam nesses locais começaram a cultivar as oliveiras e extrair o suco do seu fruto.

Na época contemporânea ao nascimento de Cristo, a extração do azeite era realizada com ajuda de uma prensa. As azeitonas eram colocadas dentro de um saco de linhagem e depois apertadas com a ajuda de uma viga e um contrapeso, fazendo com que o óleo escorresse.

Porém, foi na Grécia Antiga que a oliveira, a azeitona e o azeite de oliva ganharam importância. 

Eles eram tão valorizados que passaram a estampar moedas, os ramos da oliveira eram utilizados para confeccionar coroas para atletas nos Jogos Olímpicos e como sinal de imortalidade nos túmulos.

Os atletas gregos tinham o costume de esfregar o azeite de oliva em seus corpos para as competições, os padres eram ungidos com azeite, era algo realmente reverenciado.

Com a expansão do Império Romano, a oliveira começou a ser levada para outros lugares. Contam que até mesmo a antiga rainha Cleópatra utilizava o produto na sua rotina de cuidados com a pele.

Foi também nessa época que o azeite de oliva chegou à Espanha e logo recebeu o nome de “ouro líquido”. Passou a ser utilizado para diversas funções como combustível de lâmpadas, lubrificante, óleo de massagem e em receitas de perfumes.

Aos poucos, o azeite se tornou muito comum na culinária, sendo produzido em diferentes qualidades. Os gregos e os romanos descobriram que o azeite de melhor qualidade é aquele extraído na primeira prensagem.

Aqui no Brasil, o azeite chegou junto com os portugueses. Logo, foi criado o imaginário de que as terras brasileiras não eram apropriadas para o cultivo das oliveiras. Porém, atualmente o Brasil produz azeites de alta qualidade em várias regiões.

 

A importância do Azeite de Oliva na atualidade

Atualmente, o Azeite de Oliva é amplamente utilizado na culinária mundial. Vários países do mundo, como a Espanha, mantém as tradições de cultivo, produção e utilização do azeite em uma série de receitas.

Além disso, o produto também continua sendo usado em outros usos, como a produção de cosméticos indicados para cuidados com a pele e cabelos.

 

Benefícios do Azeite de Oliva

O Azeite de Oliva é uma alternativa mais saudável a outros tipos de óleos e gorduras utilizados na alimentação. Dentre seus benefícios para a saúde humana estão:

  • Tem propriedades anti inflamatórias;
  • Previne problemas cardiovasculares;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Ameniza os sintomas da artrite;
  • Protege o cérebro devido à sua ação antioxidante;
  • Pode ser um aliado no combate à depressão.

 

Como consumir o Azeite de Oliva?

O azeite pode ser consumido de diversas formas. Pode ser adicionado em saladas, pratos quentes ou frios. Os médicos indicam o consumo de até duas colheres de sopa por dia. 

O Laticínios São Carlos é uma loja especializada em entregar qualidade para seus clientes. Trabalhamos com uma ampla variedade de azeites para atender todos os gostos e necessidades.

Venha até a nossa loja ou faça seus pedidos pelo WhatsApp e aproveite para acrescentar mais saúde e sabor ao seu dia a dia. 

Compartilhar Publicação

Se inscreva para receber mais dicas

Dicas Relacionadas

Sem categoria

História e curiosidades do queijo Camembert

O queijo Camembert, uma preciosidade gastronômica, é mais do que apenas um lanche delicioso; é uma obra-prima que representa séculos de tradição queijeira. Neste mergulho