Laticínios São Carlos – Atacadista de produtos alimentícios

Sempre Prontos Para Atendê-lo

Aprenda a harmonizar queijos e cervejas

thumbs-laticionios-sao-carlos-JAN-2023-01-V1

Aprenda a harmonizar queijos e cervejas e tenha experiências únicas de sabores com esses dois ingredientes.

A harmonização de ingredientes é utilizada na gastronomia para valorizar os sabores dos alimentos e das bebidas, fazendo uma combinação equilibrada.

Quando degustamos os alimentos de forma harmonizada, conseguimos ter melhores experiências.

Quando o assunto são os queijos, existem infinitas possibilidades de harmonizações. A mais tradicional é com vinhos, mas esta iguaria também combina muito bem com cervejas.

Se você é fã de queijos e cervejas, a seguir trouxemos dicas especiais que vão te ajudar a harmonizar os dois produtos.

 

Como funciona a harmonização de cervejas?

As cervejas costumam conter sabores e aromas muito semelhantes aos que encontramos nos queijos, como aroma de nozes, e amêndoas, castanhas e caramelo. Por isso, a harmonização entre os dois ingredientes é muito interessante e assertiva.

Em geral, as harmonizações são feitas por contraste ou semelhança de sabores entre ingredientes. Dessa forma, para acertar na harmonização da cerveja com outros ingredientes, é importante entender o teor de amargor da bebida.

O amargor da cerveja é medido em IBU (International Bitterness Units). Quanto mais alto for o número, mais amarga é a cerveja. 

Entre 10 e 15 IBU temos cervejas de amargor leve. Com aproximadamente 35 IBU teremos cervejas com um realce agradável do lúpulo. Acima de 60 IBU teremos cervejas mais amargas.

 

Dicas para harmonizar queijos e cervejas

A harmonização de queijos e cervejas é feita por semelhança de sabores. Dessa forma, queijos mais suaves combinam melhor com cervejas mais leves. Enquanto, queijos de sabor mais intenso são harmonizados com cervejas mais fortes, de teor alcoólico mais elevado e com mais amargor.

Para quem quer realmente aprender sobre o assunto, é legal sempre escolher mais de um tipo de queijo para a degustação.

Basicamente, você deve considerar estas dicas:

  • Cervejas leves e delicadas combinam com queijos frescos e suaves;
  • Cervejas que apresentam o gosto do malte como as “Puro Malte”, combinam bem com queijos macios que têm o gosto leve de amêndoas;
  • As cervejas mais amargas são melhores com queijos mais salgados;
  • Cervejas fortes e com mais açúcar devem ser combinadas com os queijos azuis.

Agora vamos a algumas dicas mais específicas, abordando tipos de queijos e tipos de cervejas. Elas vão facilitar a vida de quem não conhece muito sobre o tema, mas também deseja ter boas experiências de degustação.

  • Cervejas leves como as Pilsen e Lager, que costumam ser as mais comuns, são boas para combinar com queijos frescos como ricota, mussarela e feta;
  • Cervejas escuras como as stout, porter e dunkel, são boas para harmonizar com queijos duros como o parmesão, grana padano e pecorino;
  • As cervejas de trigo fazem uma excelente harmonização com queijo brie e camembert;
  • Queijos brancos com textura mole, como o brie e o camembert também combinam muito bem com geleias que são facilmente combinadas com cervejas do tipo witbier e weissbier;
  • Queijo gouda e queijo emmental que possuem textura semidura e um sabor levemente adocicado combinam com cervejas Pale Ale e Brown Ale;
  • O queijo cheddar que é da família dos semiduros e combina cremosidade e densidade fica bem harmonizado com cervejas IPA.

 

Onde encontrar bons queijos para harmonizar?

O Laticínios São Carlos é o lugar ideal para você comprar queijos selecionados de alta qualidade.

São quase 50 anos de tradição vendendo queijos no atacado e no varejo para clientes de São Paulo e região. Aqui você pode escolher o produto e nós fracionamos e/ou fatiamos na hora.

Além de uma enorme diversidade de tipos de queijos, trabalhamos com frios, embutidos, conservas, geleias, condimentos, laticínios em geral, vinhos, cervejas e muito mais.

Acesse o site para conhecer nossa empresa e faça já a sua primeira compra. Atendemos presencialmente na nossa loja ou pelo WhatsApp.

Compartilhar Publicação

Se inscreva para receber mais dicas

Dicas Relacionadas

Sem categoria

História e curiosidades do queijo Camembert

O queijo Camembert, uma preciosidade gastronômica, é mais do que apenas um lanche delicioso; é uma obra-prima que representa séculos de tradição queijeira. Neste mergulho