Laticínios São Carlos – Atacadista de produtos alimentícios

Sempre Prontos Para Atendê-lo

Tipos de queijos e suas origens

thumbs-laticionios-sao-carlos-julho2022-01-V1

A origem do queijo é tão antiga que não existem fatos comprovados sobre quem criou essa iguaria da culinária. Mas, acredita-se que a produção tenha começado cerca de 12000 a. c., quando as pessoas começaram a criar animais.

Um dos primeiros povos que trabalharam com a criação de gado e utilizaram o leite na confecção do queijo, foram os egípcios. Depois, vieram os gregos, que criavam ovelhas e cabras. Mais tarde, foi a vez dos romanos que fizeram do queijo uma parte importante da sua alimentação.

Dos tempos remotos até os dias atuais, muitos tipos de queijos foram sendo criados no mundo todo. Com procedimentos distintos de fabricação, tempo de maturação e outras características que carregam um pouco da cultura e das tradições de cada local.

Graças a isso, temos hoje uma rica variedade de produtos com sabores, texturas e características únicas.

A seguir, nós falamos sobre alguns dos queijos mais conhecidos, suas origens e características. Aproveite a leitura!

 

 Provolone

A origem do queijo provolone é italiana. É um dos queijos mais conhecidos do mundo. Possui consistência semidura, com textura mais fechada e filamentos. O sabor é levemente picante e fica ainda mais acentuado com a maturação.

As peças de provolone são amarradas com redes sintéticas ou cordas para que sequem pendurados. Depois, passam pela defumação até atingir a coloração desejada. 

Geralmente, são fabricadas peças cilíndricas de 500 gramas a 1 quilo. Mas, esse queijo também costuma ser vendido de maneira fracionada.

 

 Gouda 

O queijo Gouda é de origem Holandesa. É um tipo de queijo conhecido no mundo todo. Apresenta uma massa firme e prensada, com textura lisa e pequenos buracos. O sabor lembra avelã.

Em geral, ele é fabricado em formato cilíndrico pesando entre 2 e 3 quilos. O acabamento recebe uma solução de magenta ou parafinado, que dá a superfície a coloração típica desse queijo.

 

 Brie

O queijo Brie surgiu na França. É um queijo que apresenta massa macia e quebradiça. Possui uma cor branca aveludada, graças a maturação que utiliza Penicillium Candidun.

Geralmente, os queijos do tipo Brie são produzidos de forma manual e apresentam o formato de triângulo. 

O consumo deve ser feito de 25 a 40 dias após a fabricação. Esse é o tempo ideal de maturação, processo que confere ao queijo uma textura cremosa e sabor único.

 

 Gorgonzola

O Gorgonzola também tem origem italiana. Sua principal característica é a maturação utilizando Penicillium roqueforti, que confere ao queijo veios azulados. Por conta disso, ele faz parte da chamada família de queijos azuis.

O sabor é ligeiramente salgado e bastante característico, ou seja, não remete a outros tipos de alimentos. O ponto ideal da maturação é de, em média, 45 dias após a fabricação.

 

 Gruyére

O queijo Gruyére surgiu na Suíça. Possui uma textura cremosa e seu sabor é bastante acentuado. É fabricado a partir do leite de vaca cru e cada peça costuma ter de 20 a 45 quilos.

Esse queijo possui uma casca natural que é seca, dura e tem uma coloração em tom de castanho-ferrugem. Graças a sua textura, possui uma excelente capacidade para gratinar.

Na boca, o Gruyére apresenta sabores complexos, que vão do frutado em um primeiro momento até o sabor de nozes, no final.

 

 Mussarela

A Mozzarella (nome original) tem origem nas províncias de Salermo e Castela, na Itália. Antigamente, era fabricada a partir do leite de búfala. Porém, com sua ampla utilização na culinária, passou a ser fabricada com leite de vaca.

A mussarela possui uma massa esbranquiçada e firme. O sabor é salgado e ligeiramente ácido. Possui derretimento fácil e por isso faz parte de muitas receitas. 

Esse queijo, geralmente, é fabricado em formato retangular de 500 gramas até 3 quilos. Mas, pode ser encontrado em fatias, nozinhos, bolinhas, palitos e outros formatos.

 

 Parmesão

O Queijo Parmesão surgiu no Vale do Rio Pó, na Itália. Sua textura é mais firme e o sabor é forte. Aqui no Brasil, costuma-se utilizar a versão ralada no acompanhamento de massas. Mas, ele também é encontrado em pedaços maiores e pode ser utilizado em uma série de receitas.

Lá na Itália, o parmesão é chamado de Grana, Grana Padano ou Parmegiano-Reggiano. Seu processo de maturação vai de 1 a 3 anos e confere a ele seu sabor intenso e único.

 

 Queijo Minas

Como o próprio nome já diz, é um queijo desenvolvido no estado de Minas Gerais. Sua tecnologia de produção foi definida na década de 30 e é utilizada até hoje.

É um queijo de coagulação enzimática, com massa crua e moldado de forma cilíndrica. Sua coloração é branca e possui uma crosta amarelada.

O sabor do queijo minas é suave, ligeiramente ácido e a consistência é macia. Dependendo das condições de maturação pode ser produzido em três variedades: queijo meia cura, frescal e curado.

 Explore o mundo dos queijos

Aqui no Laticínios São Carlos, você encontra uma ampla variedade de queijos. São produtos selecionados de alta qualidade para oferecer a você uma experiência única de sabores.

Acesse o site e conheça mais sobre nossa loja.

Compartilhar Publicação

Se inscreva para receber mais dicas

Dicas Relacionadas

Sem categoria

Como Combinar Geleias com Queijos

A combinação de geleias com queijos é uma arte que eleva qualquer degustação a outro nível. Harmonizar os sabores doces das geleias com os sabores

Sem categoria

Curiosidades sobre o jamón, o presunto espanhol

Todos identificamos o “jamón” ibérico como uma das joias da gastronomia espanhola, mas, certamente, há coisas que ainda desconhecemos. Portanto, confira 5 curiosidades do presunto