Laticínios São Carlos – Atacadista de produtos alimentícios

Sempre Prontos Para Atendê-lo

Como harmonizar queijos e vinhos? Confira dicas”

thumbs-laticionios-sao-carlos-ago2022-01-V1

Apesar da combinação de queijos e vinhos ser algo bastante antigo e tradicional, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais vinhos harmonizam com cada tipo de queijo.

Se você também tem dificuldades para equilibrar esses sabores, neste artigo nós damos dicas que vão te ajudar a ter excelentes experiências ao consumir esses produtos.

 

 Dicas para harmonizar queijos e vinhos

Você não precisa conhecer todos os tipos de queijos e de vinhos para saber quais combinam mais no paladar. Muito menos, decorar uma lista de combinações.

Para fazer uma harmonização, você só precisa saber como equilibrar os sabores dos dois produtos

Um dos segredos dos profissionais que trabalham na área é equilibrar a acidez, o tanino e o corpo do vinho com a consistência e quantidade de gordura do queijo. Com isso, cria-se o que chamam de “terceiro sabor”, que é justamente aquele que se forma quando os dois elementos se juntam na boca. 

A nossa dica é começar escolhendo o queijo e depois selecionar o vinho que melhor se ajusta às características dele. A seguir, vão algumas dicas:

 

 Considere a densidade e intensidade dos dois produtos

A densidade e a intensidade do queijo e do vinho devem ser equivalentes. Isso faz com que os dois sabores possam ser sentidos e um não anule o outro.

Queijos mais leves e de sabor suave, como os frescos e macios, ficam melhor quando combinados com vinhos mais leves. Assim como, os queijos com sabor mais intenso e textura mais firme pedem por vinhos mais encorpados.

 

 Considere o teor de gordura do queijo escolhido

Queijos que possuem um alto teor de gordura combinam melhor com vinhos mais ácidos. Isso porque esse tipo de vinho, limpa a gordura que fica na boca e equilibra o sabor. 

Já os queijos maturados, que têm textura mais dura e seca, combinam com vinhos que oferecem a mesma intensidade de sabor, ou seja, mais incorporados e com boa intensidade de aromas, como os tintos finos.

 

 Harmonize por contrate

Além de harmonizar pela semelhança de características, utilizar os sabores contrastantes também é uma boa dica. 

Nesse sentido, os queijos mais salgados ou com sabor picante, ficam melhor se combinados com vinhos de sobremesa.

Se você combinar um queijo salgado ou amargo com vinhos mais encorpados, eles tornarão esses sabores ainda mais intensos. Vinhos brancos e espumantes são ideais para tornar a experiência mais delicada.

 

 Combine queijos e vinhos locais 

Essa é uma dica que muitos especialistas indicam e que facilita muito na hora de equilibrar os sabores de vinhos e queijos.

Quando os produtos têm origem em uma mesma região, a tendência é que a harmonização seja mais fácil. Isso porque, eles contam com os mesmos elementos naturais, que fazem parte da cultura e tradição dos produtores.

Dessa forma, ao comprar queijos e vinhos produzidos em locais próximos, você consegue harmonizar os dois produtos de maneira muito mais prática.

 

 Dicas de harmonização

  •       Combine queijo Brie com vinhos brancos, tipo Chardonnay, ou vinhos tintos leves, como Merlot e Pinot Noir;
  •       Harmonize os queijos azuis com vinhos secos mais encorpados, como Cabernet Suavignon ou Malbec;
  •       Queijo do tipo Gouda vai muito bem com vinhos leves, ácidos e frutados, como Suavignon Blanc. Ou ainda, com tintos leves como Merlot;
  •       Combine o queijo provolone com vinhos do tipo Merlot ou Cabernet Suavignon;
  •       O queijo Gruyére combina muito bem com vinhos de uva Chardonnay;
  •       Para quem gosta de degustar o parmesão, indicamos vinhos Cabernet Suavignon.

 

 Onde comprar queijos e vinhos de qualidade?

Para você que é de São Paulo e Região, o Laticínios São Carlos oferece uma ampla variedade de opções em queijos, frios, embutidos e vários outros produtos. Além de uma seleção especial de vinhos para criar harmonizações deliciosas.

Acesse o site para conferir o nosso endereço, produtos e métodos de compra. 

Compartilhar Publicação

Se inscreva para receber mais dicas

Dicas Relacionadas

Sem categoria

História e curiosidades do queijo Camembert

O queijo Camembert, uma preciosidade gastronômica, é mais do que apenas um lanche delicioso; é uma obra-prima que representa séculos de tradição queijeira. Neste mergulho